DestaqueEconomiaPolítica

Parceiro dos empreendedores locais, Executivo Municipal de Chapadão do Sul promoveu a Semana do MEI

Prefeitura de Chapadão do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA), em parceria com Pantanal Incubadora Mista de Empresas (PIME), UFMS e Associação Comercial, realizou a Semana do MEI.

De 22 a 26 de maio, Chapadão do Sul foi contemplado com uma programação diversificada de palestras online, além de serviços ofertados aos  empreendedores locais.

As palestras, realizadas gratuitamente, tiveram o apoio da Sala do Empreendedor e palestrantes locais. Os temas apresentados trataram sobre a implantação de negócios, formalização, gestão financeira, inovação, como vender mais e melhor, como vender para o município, marketing digital, programa de qualificação, políticas públicas municipais criadas em benefício dos MEI e outros assuntos.

Todas as palestras foram transmitidas online. Veja como foi a programação completa em: http://www.chapadaodosul.ms.gov.br/noticia/semana-do-mei-2023-confira-a-programao-e-venha-participar-conosco/9138

O objetivo foi capacitar e fornecer ferramentas essenciais para o crescimento sustentável desses empreendedores, contribuindo para o fortalecimento do setor econômico local.

MEI significa Microempreendedor Individual, quem se cadastra como um, passa a ter CNPJ, tendo facilidades com a abertura de conta bancária, no pedido de empréstimos e na emissão de notas fiscais, além de ter obrigações e direitos de uma pessoa jurídica. Para ser registrado como microempreendedor individual, a área de atuação do profissional precisa estar na lista oficial da categoria, já que o MEI foi criado visando regularizar a situação de profissionais informais.

Chapadão do Sul vem se desenvolvendo e muito desse crescimento se deve às empresas registradas no município, que geram empregos para à população local e da região.

Em Chapadão do Sul são 2.627 microempreendedores individuais registrados, e as cinco principais atividades de atuação desses microempreendedores, são:

  • Serviços especializados para construção;
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios;
  • Cabeleireiros, manicure e pedicure;
  • Restaurantes, Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares;
  • Promoção de vendas.

“O evento movimenta os microempreendedores, fornece apoio aos pequenos negócios, gera networking, propicia mais conhecimentos aos MEI’s, oportunidades de novos negócios, além de aproximar ainda mais o trabalhador autônomo da Sala do Empreendedor. Fazemos questão de participar e a Sala do Empreendedor conta com uma equipe própria e apoio do Sebrae para otimizar o atendimento, visando a desburocratização, fomento aos pequenos negócios, orientação na obtenção de créditos e participação em nossas políticas públicas criadas em prol dos microempreendedores, resultando em maior autonomia para população na hora de abrir e gerir uma empresa”, declarou José Teixeira Júnior, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.

 A Sala do Empreendedor está localizada na, Av. Onze, nº 1045, no Paço Municipal. A Sala do Empreendedor também é digital, e todos os serviços podem ser realizados de forma online pela Sala do Empreendedor Digital através do link http://www.chapadaodosul.ms.gov.br/saladoempreendedor ou também pela SEDEMA ONLINE no link: https://linktr.ee/sedema.online.

Fonte: Assecom Prefeitura

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima