DestaqueSocial

Poder Judiciário de Chapadão do Sul auxilia na implantação de projeto Cultural e Culinário do CTG Cultivando a Tradição

Foram destinados cerca de R$ 330 mil a entidades da Comarca

O Juiz da 1ª Vara da Comarca de Chapadão do Sul (MS), Dr. Sílvio Cesar do Prado, a exemplo de anos anteriores, acaba de repassar cerca de R$ 330 mil a entidades do município e região.

Em despacho efetuado no início deste mês de maio, o Magistrado informa que tais recursos são provenientes de transações penais, suspensão condicional de processo penal e penas em dinheiro em processos penais e são destinados às entidades sem fins lucrativos, devidamente constituídas e em situação regular.

Para fazer jus ao repasse, as entidades beneficiadas apresentaram projetos de ações voltadas à comunidade em que atuam.

O CTG Cultivando a Tradição, uma das instituições mais representativas no município e com forte atuação na área social e cultural, especialmente na disseminação das tradições e dos costumes do povo gaúcho, foi um dos contemplados, ao apresentar o Projeto Cultural e Culinário “Raízes do Sul”, que visa resgatar e preservar a cultura sulista e do centro-oeste, por meio de um programa que beneficie toda a comunidade, especialmente as crianças, adolescentes e seus familiares.

Ainda, segundo o CTG, a comida e os hábitos alimentares relacionados ao seu consumo e preparo estão intrinsicamente ligados à identidade cultural de uma região e são definidos por sua história, geografia, clima, relevo, processos de desenvolvimento e outras características culturais dos povos.

Justifica o CTG, em seu projeto, que a introdução da cultura gaúcha na sociedade sul-chapadense, por intermédio da culinária, em conjunto com as outras atividades já desenvolvidas, como a poesia, danças e canto, exerce, além da influência no desenvolvimento socioeducativo do ser humano, a inclusão, o conhecimento, a saúde e a possibilidade de geração de renda extra para a família.

O Projeto Raízes do Sul, entre outros objetivos, irá abordar o aspecto sociocultural da alimentação típica das regiões sul e centro-oeste, identificar nutrientes presentes em cada receita e os valores para uma vida saudável e promover a integração social da população, além de formar agentes multiplicadores de educação alimentar e nutricional das comidas típicas de cada região.

O projeto será destinado às crianças, adolescentes e adultos devidamente matriculados no CTG, Centro de Tradições Gaúchas.

Outras entidades beneficiadas

Além do CTG Cultivando a Tradição, foram beneficiadas ainda: a Rede Feminina de Combate ao Câncer, a COTENEC, a Associação de Pais e Mestres de Paraíso das Águas, a Associação Mulher Rara, o Conselho da Comunidade de Chapadão do Sul, o Centro Socioeducativo Nossa Senhora das Graças, a Associação Gileade e a Associação Ágape.

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima