Economia

Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal realiza mil atendimentos nos primeiros quatro meses de 2022

O Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal realizou, de janeiro a abril, aproximadamente mil atendimentos aos munícipes de Chapadão do Sul e municípios vizinhos.

O posto realiza serviços como:

– alteração e/ou atualização dos dados cadastrais CPF;

– impressão do comprovante de inscrição CPF;

– consulta e impressão de Certidão Negativa de Débitos relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida ativa da União – CPF e CNPJ;

– negociações/parcelamentos;

– emissões de DARF;

– acesso ao e-CAC (plataforma digital Receita Federal);

– consulta pendências/situação fiscal de PF e PJ;

– consulta restituição e situação da declaração IR;

– protocolos;

– atendimento orientado e demonstração obtenção dos serviços disponibilizados no e-CAC;

– atendimento orientado para obtenção de informação e esclarecimento de dúvidas;

– orientação acerca da regulamentação da Declaração de Imposto de Renda 2022.

O PAV atende todo o município de Chapadão do Sul e região e o objetivo é fornecer os serviços da Receita Federal de forma gratuita, sem a necessidade do contribuinte se deslocar até uma agência, como Campo Grande ou Três Lagoas.

Para que qualquer atendimento presencial seja realizado não é necessário agendamento. Basta o contribuinte comparecer até o Posto de Atendimento com seus documentos pessoais e solicitar o serviço desejado. Em casos de alteração ou inscrição de CPF, que exige uma quantidade maior de documentos, recomenda-se que o contribuinte ou responsável entre em contato para tirar suas dúvidas antes mesmo de se dirigir até o PAV.

Para alguns serviços que requerem envio de processos por caixa corporativa ou processo PAV, as servidoras digitalizam toda a documentação necessária e abrem um processo eletrônico para a sede do Estado e, num prazo de 2 a 3 dias úteis para realização do atendimento, é dada a resposta para o serviço solicitado.

As servidoras do PAV de Chapadão do Sul, Amanda e Ingrid, também alertam a população a respeito do prazo para a declaração de IRPF de 2022. Esse é o último mês para a entrega das declarações, que se encerram na última terça-feira do mês, dia 31. As declarações realizadas fora deste prazo são sujeitas ao pagamento de multa e maior tempo de espera para o recebimento das devidas restituições.

O PAV está localizado na SEDEMA, na Avenida Onze, nº 1.000, e o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00. O telefone para contato é o (67) 3562-1821; WhatsApp (67) 9 9836-5893; e-mail rfbchapadao@gmail.com.

Fonte: Assecom Prefeitura

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