Após conquistar o título nacional de prefeito empreendedor na categoria Políticas Públicas para Desenvolvimento dos Pequenos Negócios com o projeto Chapadão do Sul Polo do Desenvolvimento e Inovação, o prefeito de Chapadão do Sul (MS), João Carlos Krug, reuniu a imprensa nesta segunda-feira (10) para falar sobre o prêmio e a valorização de ações que visam o desenvolvimento econômico e sustentável dos municípios.
João Carlos aproveitou a oportunidade para anunciar novos projetos, entre eles, a criação de um sistema que permite formalizar um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) em apenas 1 minuto. Isso será possível com a implantação de um sistema online que integrará todas as instituições reguladoras do município. Este sistema, segundo Krug, está sendo usado no Ceará e rendeu prêmios a um prefeito daquele Estado, em outra categoria. “Com esse sistema é possível formalizar um CNJP e um minuto”, disse.
O Prefeito falou ainda da Central de Desenvolvimento Sustentável, de onde os empresários saem, já no primeiro dia, com o Alvará de Funcionamento em mãos. Na Sala do Empreendedor toda a documentação é formalizada em tempo real e conta ainda com a Receita Federal, além da parte ambiental. “Vivemos um momento no país em que devemos olhar para dentro do município e fazer nosso progresso e desenvolvimento com a participação dos pequenos negócios na economia local”.
Outro tema citado pelo prefeito na reunião foram as compras no comércio local, que “saltaram” de apenas 7% para 79% no ano de 2018. “Temos que fazer com que o dinheiro circule no município”, frisou Krug.
Após a coletiva, o prefeito fez questão de apresentar a equipe idealizadora do Projeto vencedor.
Estiveram presentes nesta coletiva, a secretária de Assistência Social, Maria das Dores, os secretários, Guilherme Diniz (Governo), Orlando Castilho (Administração), Itamar Mariani (Finanças), Felipe Batista (Sedema), além do Agente de Desenvolvimento, Júnior Teixeira.
O Projeto vencedor
O projeto que foi elaborado pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA), traz ações empreendedoras executadas e planejadas no município sob a gestão do prefeito João Carlos Krug.
Todas as secretarias municipais estão envolvidas no projeto, que traz atividades voltadas ao estimulo do empreendedorismo local, como: sala do empreendedor atuante, incentivos fiscais, a inovação tecnológica e a educação empreendedora, o incentivo à formalização de novos empreendimentos, a unicidade e a simplificação do processo de registro e de legalização de empresários e de pessoas jurídicas, a simplificação, racionalização e uniformização dos requisitos de segurança sanitária, capacitações para o empreendedorismo, agricultura familiar e a preferência pelo comércio local nas aquisições de bens e serviços pelos órgãos públicos municipais.