Política

Prefeitura de Chapadão do Sul participa de Oficina sobre Qualificação Profissional, e Compartilha Experiências do Plano Municipal de Qualificação e Gestão de Chapadão do Sul

No último dia 21 de novembro, a Casa do Trabalhador de Chapadão do Sul e o Departamento de Desenvolvimento Econômico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente marcaram presença em uma relevante oficina promovida pelo Sebrae/MS, em parceria com o Governo do Estado, FUNTRAB (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), e SEMADESC (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). O evento teve como objetivo discutir a qualificação profissional no contexto do desenvolvimento e apresentar as oportunidades de capacitação oferecidas pelo programa MS Qualifica.

A participação ativa da Prefeitura de Chapadão do Sul no evento foi ressaltada, evidenciando o engajamento do município no fortalecimento das ações de qualificação. Durante a oficina, representantes da Casa do Trabalhador e do Departamento de Desenvolvimento Econômico compartilharam suas experiências e obstáculos enfrentados na gestão do amplo Plano Municipal de Qualificação, lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – SEDEMA.

O Plano Municipal de Qualificação, implementado em 2021, já ofertou aproximadamente 6000 vagas em capacitações e cursos, demonstrando o comprometimento da administração municipal em promover o desenvolvimento profissional, e qualificação da mão de obra chapadense.

Na ocasião, foi apresentado ao Presidente da FUNTRAB, Ademar Silva Júnior, as demandas da população local, que expressam o desejo de que os cursos sejam oferecidos preferencialmente no período noturno, visando atender a uma parcela significativa de trabalhadores que têm jornadas diurnas.

O Sebrae/MS, em parceria com os órgãos estaduais e instituições envolvidas, apresentou o programa MS Qualifica Empreendedor, que visa capacitar mais de 13 mil pessoas em parceria com o Governo do Estado, FUNTRAB e SEMADESC. O SEBRAE/MS, SENAC, SENAI e SENAR contribuirão com a capacitação de capital humano nos municípios, incluindo Chapadão do Sul, oferecendo capacitações aos trabalhadores.

O programa integrará o Plano Municipal de Qualificação e Gestão para 2024 abrangendo diversas áreas, como indústria, comércio, serviços e meio rural, visando qualificar pessoas fora do mercado de trabalho, beneficiários de seguro-desemprego, empreendedores e donos de pequenos negócios em busca de aprimoramento.

A Prefeitura de Chapadão do Sul parabeniza a iniciativa do Governo do Estado e reafirma seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do município, proporcionando oportunidades de qualificação que impactam diretamente na empregabilidade e na formação de uma mão de obra qualificada. A participação ativa em iniciativas como a oficina demonstra a busca constante por aprimoramento e alinhamento com as melhores práticas em qualificação profissional.

O próximo passo, conforme destacado durante a oficina, será a construção do plano de qualificação para o ano de 2024, consolidando o comprometimento da Prefeitura de Chapadão do Sul em promover a capacitação contínua da sua população, contribuindo para o crescimento sustentável do município.

As pré-inscrições para os cursos ofertados podem ser realizadas através do link: https://linktr.ee/sedema.online.

Mais informações sobre o Plano Municipal de Qualificação Profissional e Gestão, podem ser obtidas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – SEDEMA, através dos telefones 3562-5672 pelo WhatsApp: https://wa.me/5567996183431.

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima