Saúde

Secretaria de Saúde de Chapadão do Sul realiza Oficina Nascer em Movimento

A Prefeitura de Chapadão do Sul, por intermédio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, realizou na última quarta-feira (25) a Oficina Nascer em Movimento, um evento que contou com a colaboração das profissionais Rosicleya Silva, fisioterapeuta, e Gabriela Busatto, psicóloga obstétrica.

O Nascer em Movimento é um ramo do projeto Bem Nascer, que surgiu com o intuito de combater a mortalidade infantil. O projeto ocorre em todos os municípios sendo amadrinhado pela Primeira Dama, evitando o óbito da mãe e recém-nascidos.

O evento foi voltado para todas as equipes da Rede de Atenção à Saúde (RAS): Atenção Primária, Atenção Ambulatorial Especializada, Atenção Hospitalar e equipe da Secretaria de Assistência Social, tendo por objetivo promover discussões e aperfeiçoamento das equipes para reorganização da assistência na atenção à Mulher (preparo para a gestação, parto, puerpério) e à criança, sendo uma das ações que constituem o Projeto de implementação do BEM NASCER MS no município, com foco nesta primeira oficina na preparação da gestante para o parto normal desde o pré-natal.

A secretária de Assistência Social, Maria das Dores, ressaltou a importância de estar sempre atentos para os cuidados com as mulheres e crianças antes e depois do parto. ”A gestação é uma fase muito importante para a mulher e muito delicada, devemos sempre estar atentos para todos os sinais e cuidados necessários em todas as fases, desde a gestação até o puerpério” disse.

A Secretária de Saúde, Valéria Lopes, ressaltou: “a meta da gestão é diminuir o números de partos cesarianas e potencializar o parto normal através das equipes que acompanham a gestante durante o seu pré-natal, empoderando-a de conhecimento e apoio a cerca dos tipos de parto, fortalecendo as inúmeras vantagens do parto normal tais como a recuperação pós-parto mais rápida e menos dolorosa à mãe, menor chance de infecção e fortalecimento do vínculo do bebê com a mãe. Cesáreas são importantes, mas quando há indicações clínicas”.

Fonte: Assecom Prefeitura

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima