DestaqueSaúde

Secretaria de Saúde esclarece novo caso de Covid-19 em Chapadão do Sul

A Secretaria Municipal de Saúde de Chapadão do Sul (MS) vem a público prestar esclarecimentos sobre o caso de Covid-19 confirmado por um laboratório da rede privada, na data de 29 de abril.

Esclarecimento

Temos um caso de COVID-19 em Chapadão do Sul confirmado por um teste realizado na rede privada de laboratórios. Sendo assim, ao invés de 9 são 10 casos confirmados.

Porém, para fins de estatísticas do Ministério da Saúde e Governo Estadual, esse teste só é contabilizado após o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) o validar.  Os testes que forem realizados pelas instituições privadas e que estiverem registrados pela ANVISA com resultado positivo serão notificados à Vigilância Epidemiológica e conduzidos conforme o protocolo de tratamento e isolamento.

Os nomes dos pacientes serão repassados à Secretaria de Estado de Saúde para que, quando esses testes receberem validação, entrem para o mapa de estatísticas.  O fato do teste ainda não ser validado pela INCQS não quer dizer que não seja confiável, só não entra nas estatísticas do Ministério da Saúde.

Sendo assim, para informar aos nossos munícipes sobre os casos positivos triados em laboratórios particulares com resultado positivo, inserimos no boletim municipal um quadro a parte.

Gostaríamos ainda de informar que, apesar do alto número de casos confirmados em nosso município, temos também uma alta taxa de cura, sendo que dos 9 casos sintomáticos confirmados, 8 estão curados e liberados do isolamento. O único paciente internado já se encontra na enfermaria do Hospital Regional de Campo Grande com uma boa evolução.

Pedimos à população que continue fazendo uso de máscara facial, lavagem frequente de mãos, uso de álcool em gel, etiqueta da tosse, entre outras medidas de higiene, além do isolamento e distanciamento social, para que, no futuro, não tenhamos pacientes contaminados e em estado grave de saúde.

Evitem festas e aglomerações, mesmo em suas residências, encontros familiares, saídas e viagens desnecessárias. A prevenção é o melhor remédio.

Veja o Boletim epidemiológico desta quinta-feira (30)

Fonte: Assessoria de Comunicação

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima