DestaqueSaúde

Secretaria de Saúde publica esclarecimentos sobre morte de gestante em Chapadão do Sul

A Secretaria de Saúde de Chapadão do Sul (MS) divulgou nota de esclarecimento sobre a gestante Maria Janiele Silva dos Prazeres (21), internada no Hospital Municipal na última quarta-feira (3) com picos de hipertensão arterial e que, por conta do quadro clínico, precisou passar por uma cesariana de urgência. Complicações no pós-operatório obrigaram a equipe médica do Hospital Municipal a transferir a paciente para Campo Grande, porém, a mesma acabou falecendo a caminho da capital.

Veja abaixo a nota.

A Paciente deu entrada no dia 03/04/19, com gestação a termo, apresentando picos hipertensivos refratários a medicamentos. Feito o diagnóstico de DHEG + pico hipertensivo. Feita uma Cesárea de urgência, por conta do aumento da pressão arterial, procedimento sem intercorrências, e R.N. nasceu bem. A paciente evoluiu bem no primeiro dia pós-operatório quando, com aproximadamente 24 horas pós Cesárea, apresentou quadro súbito de dispneia e diminuição de saturação de O2. Realizados exames que, juntamente com exame físico, foi feito o diagnóstico de Edema Agudo de Pulmão. Paciente levada para sala de emergência, feitos os procedimentos para tratar a condição (Edema Agudo de Pulmão) e solicitada “vaga zero” para Campo Grande devido à gravidade do caso. Paciente evolui rapidamente mal, mesmo com tratamento e suporte adequados, sendo então entubada. Evoluiu com paradas cardíacas seguidas, sendo feita a ressuscitação cardiopulmonar, conforme protocolo, com sucesso. Paciente então, após estabilização, foi encaminhada com ambulância e equipe médica para Campo Grande, mas apresentou novas paradas cardíacas em Camapuã, quando então não respondeu mais às manobras de reanimação, vindo a óbito. Paciente também apresentou, na primeira gestação, problemas relacionados ao aumento da pressão arterial, sendo também encaminhada para Campo Grande com urgência devido ao seu quadro grave, segundo informações colhidas com a mãe.

A Paciente veio a óbito devido a Edema Agudo Pulmonar, por complicações referentes ao aumento da pressão arterial. Óbito da paciente não teve nenhuma relação com a Cesárea, ou com o procedimento cirúrgico.

A Prefeitura de Chapadão do Sul e a Secretaria de Saúde prestam as condolências à família da vítima e lamentam profundamente o ocorrido. Ressalta-se que será realizado todo trabalho para serem apurados e esclarecidos os motivos do óbito.

O Hospital Municipal de Chapadão do Sul tem uma equipe preparada para atender a população, e os profissionais não medem esforços para salvar vidas. Além disso, qualquer caso mais urgente é levado imediatamente para Campo Grande, com vaga zero.

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima