DestaqueSaúde

Secretaria orienta profissionais de saúde de Chapadão do Sul sobre a hanseníase

Em continuidade aos trabalhos em prol da campanha de prevenção a Hanseníase, denominada Janeiro Roxo, a Secretaria de Saúde, por intermédio da Vigilância Epidemiológica, realizou na última semana um trabalho de orientação  aos profissionais de Saúde sobre esta doença. A equipe da Vigilância se deslocou até as unidades de Saúde da Atenção Primária, para desenvolver uma reunião de orientação e esclarecimentos aos profissionais, sobre o assunto.

“Sabemos que apesar de muito antiga, a Hanseníase é uma doença esquecida e de difícil diagnóstico. A investigação dessa doença no paciente deve ser minuciosa e bem trabalhada. Por isso é importante trabalhar e desenvolver com as equipes sobre esse assunto’’. Ressaltou a enfermeira Vanessa Rech, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Chapadão do Sul.

No momento, em Chapadão do Sul, duas pessoas estão em tratamento da doença e uma em investigação. A população deve ficar atenta e buscar o diagnóstico o mais rápido, pois sabe-se que existem muitos casos subnotificados.

Abaixo, a tabela com os números de casos tratados nos últimos nove anos em Chapadão do Sul.

Confira os dados.

Ano 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022 2023
Número de Casos Tratados 5 2 2 4 2 2 5 2 3

Fonte: Vigilância Epidemiológica Municipal de Chapadão do Sul MS – banco de dados municipal Sinan Net 01/24

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima