DestaqueSaúde

Segunda dose é fundamental para a imunização contra o Covid-19. Não deixe de tomar

A Prefeitura de Chapadão do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, informa que quem tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 precisa receber a segunda para ficar resguardado. A vacinação com os imunizantes utilizados em Chapadão do Sul (Coronavac, AstraZeneca e Pfizer) –  ocorre em duas doses. É este o esquema vacinal dos imunizantes disponíveis.

A vacina não age como um remédio para a dor, de alívio imediato. Sua ação leva alguns dias para fazer efeito e a imunização só será mais efetiva com a segunda dose, que completa o ciclo vacinal. É necessário que a segunda dose seja do mesmo laboratório, ou seja, não se deve misturar as vacinas.

Mesmo que o paciente tenha tido uma reação adversa pós-vacina, não deve deixar de tomar a dose complementar. Os efeitos mais comuns apresentados após a primeira dose da vacina são dor no local da aplicação, calafrio e dor de cabeça, considerados comuns a vários imunizantes.

Cuidados devem ser mantidos após a vacina

Mesmo as pessoas que já tomaram a vacina contra a Covid-19, seja a primeira ou as duas doses, não estão dispensadas dos cuidados individuais e coletivos preconizados para evitar contaminações pelo coronavírus.

As medidas de higiene e distanciamento são necessárias até que a maior parte da população tenha recebido as duas doses, a vacina produza anticorpos e se torne imune à doença.

Enquanto esse estágio não for alcançado, não há garantia de que as pessoas vacinadas não possam continuar transmitindo o vírus e se infectando, mesmo que em menor escala e com quadros menos graves da doença. É necessário que a população continue usando máscara, mantenha a higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool, de preferência em gel a 70%, evite aglomerações e pratique o distanciamento social.

Fonte: Assecom

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima