DestaqueSaúde

Semana de Conscientização do Autismo teve palestras e apresentações teatrais nas escolas

Foi celebrado na última terça-feira, 2 de abril, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Em comemoração, a Secretaria de Saúde, em parceria com o CER/APAE, realizou a abertura oficial da semana de Conscientização do Autismo com um Debate Multidisciplinar, contando com a presença de diversas autoridades do poder público e privado. Além disso, estiveram presentes os palestrantes, Dra. Cristiana Fraga de Souza – Pediatra, Dr. Lucas Moura – Neurologista, e a Dra. Thaila Alves – Psicóloga especialista em ABA (Applied Behavior Analysis – Análise do Comportamento Aplicada).

A Semana de Conscientização do Autismo serve de estímulo para realizações de diversas ações voltadas à promoção de estudos e medidas de inclusão social contando com a participação comunitária dos autistas, além disso, oportunizar discussões permanentes e estimular o autoconhecimento, desenvolvendo atividades na área da educação, saúde e assistência social, com divulgação de experiências, debates e reflexões sobre o autismo. Durante toda a semana (dia 02 ao 05 de abril), a equipe do CER/APAE, esteve realizando nas escolas palestras e também uma peça teatral alusiva ao tema.

Ja última sexta-feira, no período da tarde, houve o encerramento da semana da Conscientização do Autismo, onde os alunos fizeram uma apresentação na hípica, através da equoterapia realizada com uma criança autista. Esse método é considerado terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais. Além disso, foi apresentado aos visitantes, todo o local e a apresentação da equoterapia, bem como oportunizado a dois visitantes uma demonstração prática.

A equipe multidisciplinar envolvida no processo terapêutico (fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, pedagoga) explanaram as abordagens realizadas durante o tratamento e ressaltaram quão benéfico são os resultados nos pacientes com autismo, pois melhora a interação social, a linguagem e a área emocional, já que durante as atividades, a criança aprende a superar alguns medos, melhora a expressão facial, olha nos olhos, acena dizendo tchau e busca fazer amizade com os que estão presentes nas sessões.

Em nosso município a Semana de Conscientização do Autismo foi instituído através da Lei n° 1.331, de 01 de setembro de 2022, com isso, foi criada também a CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista), visando garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento, incluindo acesso aos serviços públicos e privados em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Para a confecção da Carteirinha de Identificação do Autista é necessário os seguintes documentos:

  • foto ou cópia do laudo de TEA;
  • foto ou cópia do RG ou Certidão de Nascimento;
  • foto ou cópia do Cartão Nacional do SUS;
  • uma foto nítida da pessoa para colocar na carteirinha

Entregar os documentos no Centro de Apoio Especializado, localizado na Rua Campo Grande nº 590, bairro Espatódia ou enviar pelo WhatsApp no número (67) 99967-0974.

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima