Política

Servidores municipais de Chapadão do Sul participam de curso eSocial

Entre os dias 24 e 26 de janeiro funcionários da prefeitura de Chapadão do Sul participaram, em Campo Grande, do curso eSocial para Servidores Públicos.

O treinamento é extremamente importante para se manter atualizado e cumprir a legislação, principalmente para profissionais da área de departamento pessoal (RH), segurança do trabalho e contabilidade. Afinal, o eSocial é um recurso fundamental de otimização para a gestão de recursos humanos.

O eSocial faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que foi lançado em 2007, pelo Governo Federal, para agilizar a fiscalização e acompanhamento das informações, bem como melhorar o trabalho dos profissionais da área de contabilidade e, especialmente, o eSocial visa unificar o envio dos dados sobre trabalhadores em um site, fazendo com que as empresas, órgãos públicos e demais, prestem as informações uma única vez (até 2025).

O objetivo do eSocial é ampliar o volume de informações, modernizar as rotinas, avultar a fiscalização e acompanhamento e, para o trabalhador, facilitar o monitoramento dessas informações em tempo real sobre sua vida laboral.

Não apenas a folha de pagamento, tributos e segurança do trabalhador, mas também pelo menos outros 12 itens são compreendidos dentro do eSocial. Antes do projeto, todos esses itens eram cobrados individualmente.

Veja abaixo uma relação de documentos que fazem parte do eSocial.

– Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED);

– Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP);

– Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);

– Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);

– Livro de Registro de Empregados (LRE);

– Relação Anual de Informações Sociais (RAIS);

– Comunicação de Dispensa (CD);

– Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP);

– Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF);

– Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF);

– Quadro de Horário de Trabalho (QHT);

– Manual Normativo de Arquivos Digitais (MANAD);

– Guia da Previdência Social (GPS); e,

– Guia de Recolhimento do FGTS (GRF).

A vantagem do eSocial é que, em breve, tudo deverá ser entregue de uma só vez, além de ficar disponível online.

Importante ressaltar que o eSocial não altera nenhuma legislação, o que muda é a forma de envio e apresentação dos dados aos agentes do governo, alterando consideravelmente as rotinas e trabalhos de quem trabalha no setor de recursos humanos, segurança do trabalho e Contabilidade.

Este treinamento em eSocial é fundamental para quem deseja se manter atualizado e atender a legislação, pois, além de novo e complexo, ele traz uma grande responsabilidade para os empregadores em geral, e ter pessoas da equipe que entenda bem do assunto pode ser bastante vantajoso para todos envolvidos.

Para o Governo Federal, o eSocial  traz incontáveis benefícios, entre eles o principal é a facilidade e eficiência na fiscalização das informações, o que pode atrapalhar a vida de empregadores que não agem conforme a legislação ou daqueles que tentam driblar a Receita Federal, Previdência Social ou Ministério do Trabalho.

Fonte: Assecom Prefeitura

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima