Saúde

SESC Saúde da Mulher encerra sua estadia em Chapadão do Sul e apresenta balanço das atividades

O Sesc Saúde Mulher, que contou com a parceria da Prefeitura de Chapadão do Sul, apresentou, na tarde desta terça-feira (30), durante solenidade de encerramento, os números de exames e atendimentos realizados no município.

Foram 1.918 exames e 6.543 atendimentos realizados, desde que a carreta chegou ao município, no dia 20 de março.

Durante a solenidade, os presentes fizeram uma visita à unidade e conhecerem os modernos equipamentos que foram utilizados nos atendimentos à população sul-chapadense. Logo após, os jovens do Projeto Música e Arte, da Secretaria de Cultura e Esporte, cantaram o Hino Nacional.

Discursos

O primeiro a falar foi o presidente do Sistema Fecomércio MS e Conselheiro do Sesc, Edison Araújo, que destacou a importância deste projeto nas cidades do Mato Grosso do Sul. “Chapadão do Sul foi o primeiro município a receber uma das principais ações do Sesc. Além disso, a cidade hoje emprega aproximadamente oito mil pessoas na área do comércio, por isso, iniciamos aqui”, explica. Araújo destacou ainda a importância da parceria do Sesc com a Prefeitura de Chapadão do Sul.

Posteriormente, a Diretora Regional do Sesc no Estado do Mato Grosso do Sul, Regina Ferro, apresentou os números do Sesc Saúde Mulher em Chapadão do Sul. Segundo dados apresentados, foram 972 mamografias, sendo 597 em mulheres de 50 a 69 anos, 254 em mulheres com 49 anos ou menos e 21 atendimentos em mulheres com 70 anos ou mais. Já o exame citopatológico (Papanicolau) foi realizado 946 vezes, em mulheres de 25 a 64 anos.

Entre os dados apresentados, foi constatado que apenas 6 resultados de mamografia apresentaram suspeita de câncer de mama. Entre os exames citopatólogicos, apenas 2 apresentaram sintomas de malignidade. Embora os índices sejam considerados baixos, é importante que o tratamento seja realizado para zerar esta estatística.

O Sesc também realizou 6.543 atendimentos, com um percentual de 92% da meta estipulada que era de 7.144.

O secretário de Saúde, Dr. João Nunes, em curta fala, parabenizou o prefeito João Carlos Krug pela iniciativa, logo no início da gestão, de trazer essa ação para Chapadão do Sul. O secretário também parabenizou o Sesc e seus colaboradores pelo trabalho realizado.

Representando o Legislativo Municipal, o presidente da Câmara de Vereadores, Alírio Bacca, se disse feliz pelo projeto na cidade. “Projetos como este são de suma importância para a população. Quero aqui, já fazer o convite para o Sesc Saúde Mulher volte a Chapadão do Sul daqui alguns anos”, finalizou.

Uma das pacientes atendidas na unidade, Maria Soares, falou aos presentes sobre o responsável e zeloso trabalho prestado pelas colaboradoras da Carreta do Sesc. “Quero agradecer a todas as enfermeiras que nos atenderam, pois foi feito um trabalho de conscientização e também um atendimento atencioso, com material de qualidade. Muito obrigada”, reiterou.

O prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug, relatou a importância deste projeto no município e externou sua felicidade pelo trabalho realizado. “Fico feliz que os índices foram baixos, entretanto, agora vamos trabalhar para zerar esse número em Chapadão do Sul. Também quero agradecer por todo trabalho realizado em nossa comunidade. Vocês ajudaram muito a população e seremos eternamente gratos ao Sesc. Muito obrigado”, disse João Carlos Krug.

      

Assecom

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima