DestaqueGerais

Simoni Ferreira, funcionária da prefeitura de Chapadão do Sul, precisa de um doador de medula

Simoni Ferreira dos Santos, 36 anos de idade, funcionária pública da Prefeitura de Chapadão do Sul, foi diagnosticada, no dia 03 de fevereiro de 2020, com Leucemia Linfoide Aguda (LLA). A doença foi descoberta após Simoni fazer uma consulta devido aos vários hematomas que surgiram pelo seu corpo e ao cansaço excessivo que a tem prejudicado no dia a dia. Após realizar vários exames, os resultados apontaram alterações nas células sanguíneas, confirmando a triste notícia de câncer.

A Leucemia Linfoide Aguda é um câncer originário de células sanguíneas chamadas linfócitos, o qual, através do transplante de medula óssea, possui grandes chances de cura. Com o diagnóstico determinado, Simoni foi encaminhada para tratamento no Hospital de Amor, na cidade de Barretos (SP). Em busca de uma cura, familiares realizaram testes de compatibilidade para doação de medula óssea, mas nenhum foi compatível.

Com a impossibilidade de uma doação direta dos parentes, a família está realizando uma campanha de solidariedade para que a população de Chapadão do Sul e de outras cidades se tornem possíveis doadores de medula óssea. A inserção de várias pessoas no banco de doadores de medula aumenta as chances de salvar a vida de Simoni e de outras pessoas na fila de espera.

O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para milhares de portadores de leucemia e algumas outras doenças do sangue. Dados estatísticos mostram que indivíduos de uma mesma região têm maior chance de serem compatíveis entre si. Este ato pode salvar a vida da Simoni, de uma criança, jovem ou adulto da sua região. Seja um doador de medula óssea!!

 

Doação

Para se tornar um doador de medula óssea, os centros mais próximos de Chapadão do Sul ficam em Campo Grande e Três Lagoas. No ato, o interessado deverá estar munido de documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista.

A coleta consiste em um simples exame de sangue e leva apenas alguns minutos, assim como um hemograma.

Em Campo Grande, o Hemosul está localizado na Avenida Fernando Côrrea da Costa, n° 1304, no Centro. O funcionamento é de segunda à sexta, das 7h às 17h, e no sábado, das 7h às 12h. O telefone para mais informações é o (67) 3312-1500.

Em Três Lagoas o Hemosul está localizado na Rua Manoel Rodrigues Artez, nº 520, no Bairro Colinos. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h. O telefone para mais informações é o (67) 3522-7959.

 

Quem pode doar?

Pessoas entre 18 a 55 anos, que estejam com boa saúde. São retirados 5 ml de sangue, como um exame de laboratório, e o doador é cadastrado no REDOME – Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea, do INCA – Instituto Nacional do Câncer. Seus dados genéticos são cruzados com os dos pacientes que precisam da medula. Se der compatibilidade genética através do exame HLA, a doação pode ser realizada, porém, para ter compatibilidade a chance no Brasil é de uma em cem mil e com alguém de outro país de uma em um milhão.

 

Campanha

Em Chapadão do Sul, amigos estão realizando uma campanha para levar o máximo de doadores possível até o hemocentro de Campo Grande. Se você tem disponibilidade, o ônibus sairá na quinta-feira, bem cedo, e retorna no final do dia. Sua participação pode fazer a diferença. Entre em contato pelo telefone / whatsapp 67 9 9912-0646 para mais informações. Contamos com a ajuda de todos.

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima