DestaqueGerais

Sul-Chapadense, instrutor de Danças Tradicionais, avalia Encontro de Chuleadores e agradece patrocinadores

O instrutor de Chula e Danças Tradicionais Gauchescas, o multicampeão Jaime Ledesma, vem a público agradecer às pessoas que colaboraram com a sua viagem a Porto Alegre, onde participou, nos dias 18 e 19 de agosto, do Encontro de Chuleadores promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG/RS) e que teve por objetivo o estudo do Regulamento Artístico do MTG/RS, além da apresentação do documento “Diretrizes do Departamento de Chula do MTG 2018.

Jaime avaliou positivamente o Encontro, já que todas as dúvidas que se tinha a respeito desse estilo de dança foram tiradas. “Existem no Rio Grande do Sul duas comissões que avaliam a Chula nos eventos artísticos do Estado e, até este evento, cada qual utilizava uma metodologia diferente de julgamento. A partir deste encontro unificaram-se as ideias e a forma de avaliar os competidores”, salientou o Instrutor.

Com uma carreira brilhante, não apenas como Instrutor, mas também como competidor de Chula, Ledesma foi o único convidado de fora do Rio Grande do Sul a participar deste evento e, segundo ele, sentiu-se honrado em poder estar presente e contribuir com o debate. “Assim como adquiri conhecimentos importantes para minha carreira e para os grupos com que trabalho, pude também partilhar com os participantes toda a minha experiência e mostrar como é a cultura gaúcha fora do Rio Grande, especialmente aqui no Centro-Oeste, até certo ponto desconhecida por muitos deles, justamente por não vivenciarem o dia a dia do nosso trabalho e dos CTG’s.

Ainda segundo Jaime Ledesma, a boa nova para os amantes da Chula é de que todos os quesitos que serão mudados e/ou acrescentados em relação a esta modalidade de dança foram discutidos e todas as dúvidas dirimidas, tanto com as comissões avaliadoras quanto com os chuleadores presentes. “Com as novas diretrizes e a unificação das ideias, a tendência é de que, daqui pra frente, haja melhoras significantes nas avaliações e cobranças e a Chula só tem a ganhar a partir da realização deste Encontro”, finalizou Jaime.

 

Agradecimento especial aos patrocinadores da viagem:

Ilário Kipper Haas (Tatu), dupla João e Jeovane, Paulo Missioneiro e Machadinho (Clube Pantanal), Cleber e Clóvis Moraes (Bar GRENAL) e Douglas da Rosa (Loja Itaipu).

 

* Chula – Dança típica do Sul do Brasil, introduzida por tropeiros. Dançada em desafio, praticada preferencialmente por homens.

Notícia correlata

Sul-Chapadense Jaime Ledesma é convidado a participar do Encontro de Chuleadores no Rio Grande do Sul

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima