DestaqueEducação

CEAMES de Chapadão do Sul: uma nova era na educação especial inclusiva

No cenário educacional, a busca por inclusão e igualdade de oportunidades para todos é um objetivo constante. No entanto, mesmo após a promulgação da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) em 2015, o caminho para a plena Educação Especial Inclusiva ainda apresenta desafios. Nesse contexto, surge o Centro Educacional de Apoio Multidisciplinar Especializado Espaço Superar (CEAMES), quebrando paradigmas e abrindo novos horizontes para a educação inclusiva em Chapadão do Sul.

A Lei nº 13.146/2015, também conhecida como Lei Brasileira de Inclusão, representa um marco legal ao garantir os direitos das pessoas com deficiência, estabelecendo bases sólidas para a promoção de uma sociedade mais inclusiva. O capítulo IV da lei trata especificamente das garantias relacionadas à educação inclusiva, evidenciando a importância da equidade no ambiente educacional.

Em consonância com esse propósito, o CEAMES foi estabelecido através do Decreto nº 3.752 de 22/12/2022 em Chapadão do Sul. Seu principal objetivo é assegurar condições de aprendizagem para os Alunos Públicos-alvo da Educação Especial Inclusiva (PAEE). O centro desenvolve atividades que visam compreender e promover o desenvolvimento das habilidades individuais de cada criança, oferecendo formação contínua para os profissionais do município e apoiando as famílias dos alunos atendidos.

O corpo profissional do CEAMES é composto por psicólogos e professores com especializações em educação especial inclusiva, psicopedagogia ou neuro psicopedagogia. Através de núcleos especializados, eles realizam avaliações, acompanhamento escolar, estimulação, intervenção e reabilitação para todos os alunos PAEE matriculados na rede municipal de ensino.

Guerino Perius, Secretário Municipal de Educação e Cultura, e o Prefeito João Carlos Krug foram os responsáveis por trazer essa iniciativa inovadora para Chapadão do Sul. Segundo o Secretário, o projeto está “quebrando paradigmas” e marcando um novo capítulo na trajetória educacional da cidade. O CEAMES já recebeu a visita da Coordenadoria da Educação Especial do Estado, que ficou impressionada com o trabalho realizado pela cidade na área da Educação Especial Inclusiva.

Localizado na Avenida Oito, nº 582, no Centro (Antiga Secretaria de Esportes), o CEAMES está aberto para atender tanto os alunos da rede municipal de ensino quanto suas famílias. Com o compromisso de promover a inclusão e o desenvolvimento integral dos alunos, Chapadão do Sul marca um importante avanço na Educação Especial Inclusiva, demonstrando que a transformação começa na educação e na valorização de cada indivíduo.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima