Sem categoria

Empresário de São Gabriel do Oeste cria semeadeira inteligente e lança o invento na Agrishow

O empresário metalúrgico Ermoge Picetti, de 52 anos, morador de São Gabriel do Oeste (MS) há quase 40 anos, finalmente realiza o sonho de apresentar uma invenção sua na maior feira agropecuária da América Latina, a Agrishow, em Ribeirão Preto (SP).

Vindo do Rio Grande do Sul com a família, Ermoge seguiu os passos do pai, que trabalhava com maquinário agrícola, e em São Gabriel do Oeste constituiu empresa e passou a criar soluções para demandas que surgiam. De uma delas, ele passou a projetar uma semeadeira a lanço, para atender pecuaristas e agricultores que fazem integração lavoura-pecuária (ILP).

Com o apoio de parceiros como Marco Antônio Medeiros, físico projetista de hardware de automação industrial e agrícola e Rodrigo Starling, engenheiro de tecnologia da informação, além do filho Rafael, engenheiro mecânico, Picetti conseguiu que o implemento se adequasse com mais precisão às necessidades.

O empresário conta que foram oito anos de desenvolvimento do projeto: “Adquirimos uma impressora 3D para atingirmos precisão de algumas peças até que chegasse à medida ideal, para então serem produzidas em aço inox. Um de nossos parceiros mudou-se de São Paulo para São Gabriel do Oeste para aliar seu conhecimento ao projeto”, disse Ermoge.

O funcionamento é acionado por controlador digital, permitindo regulagem da taxa de semeadura de forma simplificada e rápida. Sensores, estrategicamente localizados, conferem eficiência ao plantio, contabilizando as sementes no interior da caixa e alertando para a necessidade de reabastecimento. As máquinas são sincronizadas por sistema GPS, tendo uma palheta de distribuição com maior precisão no lançamento das sementes.

Aliando tecnologia e conhecimento dos parceiros, chegou-se a dois modelos: a semeadeira Smart Top SS ILP, de maior porte, que pode ser fixada na barra do pulverizador; e outra, menor, a Top SS 120, que pode ser acoplada na dianteira ou traseira de tratores e até em quadriciclos.

As semeadeiras têm capacidade para distribuir de 2 a 15 quilos dos mais diversos tipos de sementes de pastagens por hectare com extrema precisão, permitindo um plantio ágil, com custos operacionais reduzidos.

As máquinas são produzidas na Picetti Implementos, em São Gabriel do Oeste, e distribuídas para o Brasil e para o exterior por uma empresa parceira.

Fonte: MSNorte

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima