DestaqueEducação

Paço Municipal de Chapadão do Sul recebe exposição de quadros do projeto “Do Lixo ao Luxo”

No último dia 30 de novembro, o Paço Municipal de Chapadão do Sul foi palco de um evento extraordinário, marcando o encerramento do inspirador projeto “Do Lixo ao Luxo”, desenvolvido pela professora Raquel Dantas. Ao longo do ano de 2023, as aulas de pintura fizeram parte do projeto Música e Arte, culminando nesta quinta-feira em uma exposição final.

Além da celebração das obras produzidas pelos participantes, a ocasião foi enriquecida por uma merecida homenagem ao juiz federal Fábio Esteves. Reconhecido por seu constante apoio ao departamento de cultura durante a Semana da Consciência Negra, o juiz foi agraciado com uma bela pintura de seu retrato, destacando sua contribuição significativa à comunidade.

O projeto “Do Lixo ao Luxo”, nascido da necessidade de promover a saúde mental de adolescentes, jovens e adultos, proporcionou uma experiência única. Os participantes aprenderam a pintar a partir do zero, criando painéis e objetos a partir de materiais previamente considerados inutilizáveis.

A iniciativa, centrada na ideia de transformar o que era antes visto como “lixo” em verdadeiras obras de arte, trouxe à tona uma questão crucial: o que fazer com esses materiais descartados? A resposta foi o surgimento do projeto “Do Lixo ao Luxo”, focado no uso de madeiras de demolição.

O objetivo principal da iniciativa vai além do âmbito artístico, buscando promover a saúde mental, afastar os jovens do mundo virtual das redes sociais, elevar a autoestima, combater a depressão e sensibilizar para a importância do reaproveitamento na redução da quantidade de lixo.
O prefeito João Carlos Krug expressou seu entusiasmo pelo impacto positivo do projeto “Do Lixo ao Luxo” na comunidade. “Estamos extremamente orgulhosos do trabalho realizado pelo Departamento de Cultura e de todos os participantes que se dedicaram a transformar materiais descartados em verdadeiras obras de arte. Este projeto vai muito além da expressão artística; ele é um testemunho do poder de transformação que a arte e a conscientização podem ter em nossas vidas”, afirmou o prefeito.

Ao mudar o conceito de “lixo”, o projeto liderado pela professora Raquel Dantas não apenas proporcionou uma expressão criativa por meio da pintura, mas também promoveu uma mudança de mentalidade em relação ao meio ambiente. A exposição final foi não apenas o encerramento de um projeto, mas a celebração do potencial transformador da arte e da conscientização para a comunidade de Chapadão do Sul.

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima