AgronegócioDestaque

Palestra sobre fisiologia do algodoeiro ajuda produtores a aperfeiçoarem manejos

A Ampasul proporcionou aos cotonicultores da região de Chapadão do Sul e de Costa Rica oportunidade para conhecerem melhor a fisiologia do algodoeiro, através de um ciclo de palestras do professor Dr. Gustavo Pazzetti, da Universidade de Rio Verde (GO).

O ciclo de palestras foi chamado de GTA Itinerante, com início na lavoura da Fazenda Catleia (Grupo JCN), em seguida na Fazenda Pantanal (SLC) e depois, simultaneamente, nas fazendas Nova França (Grupo Schlatter) e Planalto (SLC).

Antes do início de cada palestra, cada gerente de campo das fazendas anfitriãs relataram os tratos culturais realizados até aquele momento, forma de trocar experiências e para nortear a condução da palestra do Dr. Gustavo Pazzetti.

Todas as lavouras que sediaram as palestras estão com ótimo desenvolvimento vegetativo e em fase reprodutiva, apontando que poderá haver, em Chapadão do Sul e em Costa Rica (Baús), boas produtividades.

Segundo o professor Dr. Gustavo Pazzetti, a planta do algodão é uma das mais complexas da natureza. Natural de regiões desérticas, foi adaptado para nosso clima e, entender a sua fisiologia facilita os tratos culturais.

Entendendo melhor o comportamento fisiológico natural da planta e as suas respostas aos produtos para os tratos culturais, favorece maior aproveitamento do potencial produtivo de cada variedade. Foi neste sentido que o professor Dr. Pazzetti conduziu as suas palestras, que embora altamente técnicas, transmitiram com naturalidade e linguagem prática aos gerentes, consultores e trabalhadores das lavouras de algodão da região, a fisiologia do algodoeiro.

O Diretor Executivo da Ampasul, Adão Hoffmann, acompanhou o ciclo de palestras, elogiou os administradores pela condução das lavouras, a disponibilidade em autorizar e participarem com informações importantes sobre detalhes da condução da cultura neste ano. Essa colaboração foi determinante para a condução das palestras e troca de experiências entre todos os participantes.

Adão ainda agradeceu ao palestrante por transmitir com sabedoria informações relevantes sobre fisiologia do algodoeiro, que certamente contribuiu para todos entenderem melhor a implantação e reação das lavouras frente aos tratos culturais para cada variedade.

*Gustavo Pazzetti – Professor de fisiologia e nutrição de plantas da Universidade de Rio Verde. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, mestrado em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Viços e doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2003). Atualmente é Professor Titular da Universidade de Rio Verde, além de vasta experiência na área de Agronomia com ênfase em Ecofisiologia.

 

Fonte: Ampasul

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima