DestaqueEducação

Prefeitura de Chapadão do Sul apresenta projeto de justiça restaurativa às escolas municipais

Na última semana, o prefeito João Carlos Krug, acompanhado da primeira dama e secretária de Assistência Social, Maria das Dores, da secretária de Educação, Érica Jaqueline, e do promotor de justiça, Thiago Barille Galvão, realizou uma série de reuniões com os pais nas escolas municipais de Chapadão do Sul. O objetivo principal desses encontros foi discutir medidas para garantir o bem-estar e o desenvolvimento integral dos alunos da rede municipal de ensino.

A primeira escola a sediar a reunião foi a Escola Municipal Manoel de Barros, seguida pelas escolas Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, SEMEAR e Érico Veríssimo. Durante esses encontros, o prefeito expressou sua preocupação e cuidado com os alunos, destacando a importância da parceria entre família e escola para o sucesso educacional e emocional das crianças e adolescentes.

Um dos pontos altos das reuniões foi a apresentação do projeto “Justiça Restaurativa” pelo promotor de justiça Thiago Barille Galvão. Este projeto tem como objetivo principal cuidar da criança e do adolescente, especialmente no que diz respeito à evasão escolar. A Justiça Restaurativa é uma abordagem que busca promover a resolução de conflitos de forma pacífica e construtiva, priorizando o diálogo, a compreensão mútua e a responsabilização dos envolvidos.

O promotor Thiago Barille destacou que a Justiça Restaurativa não se limita apenas a punir, mas sim a buscar soluções que promovam a reconciliação, o fortalecimento dos vínculos sociais e o respeito às diferenças. Ele ressaltou ainda a importância da participação ativa dos pais e da comunidade escolar nesse processo, pois são eles que podem contribuir significativamente para a prevenção da evasão escolar e para a construção de um ambiente educacional mais saudável e acolhedor.

Ao final das reuniões, os pais e responsáveis presentes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas, fazer sugestões e se comprometer com as ações propostas pela Prefeitura de Chapadão do Sul e pelo Ministério Público, visando sempre o melhor interesse e desenvolvimento dos estudantes do município.

Essa iniciativa demonstra o compromisso da administração municipal em promover uma educação de qualidade, inclusiva e que valorize o protagonismo dos alunos, incentivando o respeito, a cidadania e o diálogo como pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima