DestaqueGerais

Projeto Projeto Cores no Prato leva conhecimento e diversidade à alimentação escolar

O Projeto Cores no Prato, criado pela nutricionista da Secretaria de Educação, Tatiane Gasparetto Melo, e a gastrônoma voluntária Aritana Martins, tem por objetivo abordar e discutir assuntos relacionados à alimentação saudável com crianças a partir dos 5 anos de idade, ampliando o conhecimento quanto à importância da diversidade de cores, aromas, texturas e sabores, incentivando uma maior diversidade de consumo e aceitação da alimentação ofertada na merenda escolar e no ambiente familiar.

No dia 15 de agosto, o ponto de partida do Projeto foi uma visita à horta municipal com os alunos das turmas do Pré I e II (matutino e vespertino) da Escola Municipal Érico Veríssimo, tendo como guia o técnico responsável Tarcísio Agnes (Alemão). Lá, os alunos puderam conhecer o início do plantio no berçário de mudas, a transplantação para os canteiros, as variedades de hortaliças, legumes e temperos que são oferecidos na alimentação escolar. Os alunos ainda provaram um suco verde oferecido pelos funcionários da horta e ganharam de presente uma cenoura. “Ver a curiosidade e a alegria das crianças foi muito motivador, tanto é que a cenoura que eles ganharam na horta não chegou até a escola. As crianças comeram no ônibus durante o retorno” comentou Aritana.

Já no dia 16 aconteceu a Oficina Culinária com apresentação e degustação das hortaliças e legumes colhidos durante a visita à horta municipal, com diversas preparações como farofa, sucos e saladas, com a inclusão de frutas em todas as receitas. As crianças provaram os alimentos juntamente com a merenda escolar do dia.

Em sala de aula os alunos continuaram a desenvolver atividades a fim de registrar tudo o que aprenderam. Cada aluno recebeu cópia das receitas apresentadas para que, em suas residências, possam reproduzir os pratos coloridos e nutritivos para toda a família e juntos serem mais saudáveis.

“O projeto foi se suma importância para os participantes, pois os alunos puderam vivenciar o início do plantio das hortaliças e legumes até o destino final: a cozinha da escola. Compartilhar o conhecimento de forma lúdica e saborosa foi uma experiência maravilhosa para fortalecer hábitos alimentares saudáveis”, comentou a nutricionista Tatiane.

 

Assecom

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima