DestaqueSocial

Público prestigia primeira noite da Semana Farroupilha, com a participação da Câmara de Vereadores

Com a realização da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, o CTG Cultivando a Tradição, de Chapadão do Sul (MS), deu início nesta segunda-feira (11) à programação gastronômica da 31ª Semana Farroupilha.

A Câmara Municipal de Chapadão do Sul tem sido grande parceira do CTG Cultivando a Tradição na sua missão de passar a cultura gaúcha às futuras gerações, bem como de divulgar o nome do município nos eventos em que participa, não apenas no Estado, mas em todos os cantos do Brasil.

Tradicionalmente, o Presidente da Câmara abre a Sessão com a leitura de um trecho bíblico. Excepcionalmente nesta noite, o vereador e segundo secretário da Casa de Leis, Elton Silva, devidamente pilchado, declamou a Oração do Gaúcho, escrita pelo Bispo D. Luiz Felipe de Nadal.

Na sequência, seguindo o protocolo da Sessão, o Patrão do CTG, Airton Felini de Aguiar, convidado a compor a Mesa Diretora, fez uso da palavra, agradecendo a todos os presentes e, especialmente, aos vereadores pelo apoio incondicional que tem dado à entidade.

Com o lema: “Farroupilhas: idealistas, revolucionários e fazedores de história”, a patronagem decidiu prestar homenagem ao fundador do município e patrono do CTG, o Comendador Júlio Alves Martins, assim como a todos os ex-prefeitos, por suas contribuições para o progresso e desenvolvimento do município. Airton pediu ainda que, os detentores do Poder Público trabalhem com honestidade e, baseados nos ideais farroupilhas, que seus atos sempre voltados para o bem do cidadão sul-chapadense, independente de classe, credo ou opção política.

Único vereador a discursar nesta Sessão e escolhido por unanimidade pelos demais colegas, o vereador e primeiro vice-presidente da Câmara, Toninho Assunção, falou do sonho realizado, ao ter sido escolhido Patrão do CTG por quatro mandatos, e do orgulho, nesta noite tão especial, de representar o Poder Legislativo em uma comemoração tão importante para o povo sulista.

Em seu discurso, Assunção falou das inúmeras lutas do povo gaúcho na defesa de seus direitos e do território, com destaque para a Revolução Farroupilha, a maior e mais longa guerra civil brasileira.

Falou da importância das comemorações, mas que o exemplo deixado por aqueles que lutaram no passado deve ser seguido hoje. “É importante que comemoremos os feitos da Revolução Farroupilha, mas não podemos esquecer as lutas do presente. Temos que nos espelhar nos nossos antepassados para lutar por nossos direitos agora e no futuro. Temos que ser exemplos de virtude em todos os tempos: ontem hoje e sempre”, disse o vereador.

Disse ainda: “Não fiquemos apenas com as lembranças daquela época e não comemoremos sem lembrar o sofrimento daqueles que lutaram, mas olhemos o outro lado desta guerra, através da história, para o bem da nossa e das futuras gerações e, por mais difícil que sejam os momentos pelos quais passamos atualmente, a lembrança da força e coragem dos Farrapos deverá servir de estímulo para que não esmoreçamos jamais.

Para finalizar o seu discurso na tribuna, Toninho Assunção declamou o “Galo de Rinha”, uma composição do poeta tradicionalista Jayme Caetano Braun., que emocionou  o público amante da boa poesia gaúcha. Após o discurso, Toninho foi aplaudido de pé e cumprimentado pelos colegas edis.

Logo após a Sessão foi servido o jantar para mais de 200 pessoas presentes. No cardápio, a tradicional dobradinha, preparada pelos casais Geverson e Rúbia Sartori, Marcelo e Rúbia Azevedo e Sandro e Luciana Bandeira e equipe.

A música ao vivo ficou por conta do quarteto João, Jeovane, Ariana e Marcos.

As festividades têm continuidade nesta terça-feira (12), a partir das 19h00, com a apresentação do “Com Cristo no Cerrado”.

Para o jantar o prato será a Rabada, sob a responsabilidade do casal Geraldo e Eliane Loeff e equipe. O valor é de apenas R$ 15 por pessoa.

 

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima