DestaqueGerais

SEDEMA em Ação: viveiro cria projeto “Chapadão do Sul Mais Verde”

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, através do setor de Arborização Urbana, criou um projeto que visa a integração com a população, a valorização e a proteção das árvores em área urbana de Chapadão do Sul, realizando campanhas de conscientização, produção de mudas, ação com plantio de arvores nativas em toda a área pública, doação de mudas diariamente no Viveiro Municipal e também a educação ambiental.

O projeto traz um conjunto de ações a serem realizadas em etapas, com metas e objetivos específicos. Dentre as propostas está também a distribuir a cartilha da árvore em todas as escolas, creches e faculdades da cidade. Esta cartilha terá todas as informações sobre espécies de árvores ideais para calçadas, medidas e todas as informações necessárias para se fazer um plantio correto, calçada ecológica e suas vantagens.

O Chapadão do Sul Mais Verde visa também, a revitalização de áreas de lazer e das áreas verdes em torno da cidade, com foco na qualidade de vida da população e o plantio de árvores nativas em todos os bairros, com planejamento e fiscalização.

A primeira ação foi a identificação de todas as plantas cultivadas pelo viveiro municipal. Confira abaixo as espécies que já estão disponíveis nesta primeira etapa do projeto “Chapadão do Sul Mais Verde”.

Palmeira Real, Ipê Roxo, Palmeira Leque, Acácia Chuva de Ouro, Palmeira Arbusto, Oiti, Bálsamo, Formio, Aroeira Pimenteira, Alpínia, Jacarandá, Sibipiruna, Pau-Formiga, Mogno, Valeriana, Pandano, Aldrago, Cróton, Pata-de-Vaca, Pitanga, Jenipapo, Olho de Dragão, Folha Fita, Saboneteira, Barba de Serpente, Palmeira Areca, Lírio-de-Pedra, Palmeira Fênix, Noni, Ipê Verde, Abacaxi Roxo, Santa Bárbara, Fruta-do-Conde, Flamboyant, Hibisco, Goiabeira, Acácia Rosa, Maracujá, Cedro, Ipê Amarelo, Ipê Branco, Cana-fístula, Aldrago, Amora, Seriguela, Graviola, Resedá, Bulbine, Árvore Folha Larga, Romã, Palmeira Imperial, Estrelícia, Murta e Cereja Amarela.

“A arborização urbana constitui, hoje em dia, uma das mais relevantes atividades da gestão urbana, devendo fazer parte dos planos, projetos e programas urbanísticos das cidades. Além disso, as árvores proporcionam vários benefícios e um papel importante de restabelecimento da relação entre o cidadão e o meio natural, garantindo qualidade de vida”, comenta a diretora do viveiro, Jackeline Portes

O viveiro municipal está aberto ao público das 13h00 às 17h00. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3562-1821 (SEDEMA) ou (67) 9-9988-1662 (Jackeline Portes).

Assecom

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima