DestaquePolítica

Segunda fase do projeto de castração em massa começa nesta terça-feira no canil municipal de Chapadão do Sul

A Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA), dá início nesta terça-feira (7), no canil municipal, à segunda etapa do projeto de castração em massa, denominado projeto “Castradão”, voltado à esterilização de cães e gatos, chipagem de identificação de animais e conscientização sobre posse responsável e maus tratos.

O projeto credenciou diversas clínicas veterinárias do estado de Mato Grosso do Sul e São Paulo para prestação de serviços ao canil e tem como objetivo a castração de animais de companhia, orientação sobre posse responsável e punições em casos de maus tratos. O Projeto foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – SEDEMA.

Segundo o Secretário da Sedema, José Teixeira Júnior, o objetivo é realizar o controle populacional de animais.

“O projeto trará mais de 10 veterinários que estarão realizando esterilizações no canil municipal até o final de 2023, de forma gratuita. Esperamos castrar mais de 4 mil animais e evitar a reprodução inadequada, consequentemente dar uma resposta a um assunto que é constantemente solicitado pela população. Também realizaremos orientações sobre posse responsável. Essa ação é um pedido especial do prefeito João Carlos Krug, que estamos executando em favor da causa animal”

Como se inscrever para castração

Para se inscrever para as castrações, basta clicar no link abaixo e preencher as informações:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfWl4pyYaX-Z4W475nJYEsTW2Q0MpeH0vWwq6PyJ90baotIKQ/viewform

Obrigatoriedade da chipagem

Todos os animais castrados pelo canil municipal serão obrigatoriamente chipados, como forma de controle de posse. Não serão feitas castrações em animais a qual o tutor não autorizar a chipagem. O chip ajuda o canil a identificar quem é o proprietário do animal para providências cabíveis em caso de abandono ou fuga.

Custos para castração

As castrações são gratuitas, porém o Chip é cobrado o valor de R$ 29,96 em guia a ser emitida pela Central de Atendimento ao Contribuinte (CAC). Famílias de baixa renda cadastradas no Cadastro único não pagarão a taxa do Chip.

Credenciamento de veterinários experientes

A Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul, realizou credenciamento de veterinários experientes para a realização do trabalho, realizando exigências nos editais, dando total segurança e qualidade na realização das esterilizações.

Mais informações sobre as castrações e inscrições podem ser obtidas através do telefone do canil municipal de Chapadão do Sul (67) 9-9967-9294.

Fonte: Assecom Prefeitura

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima