DestaquePolítica

Sob o comando do vereador Tucano Câmara de Chapadão do Sul dá início aos trabalhos legislativos

A Câmara de Vereadores de Chapadão do Sul (MS) retomou, nesta segunda-feira (6), aos trabalhos legislativos neste ano, com a realização da primeira Sessão Ordinária de 2023.

Como acontece tradicionalmente, em todo início de Sessão Legislativa, Padre Altair, pároco da comunidade católica, e Pastor Davi, presidente da APECSUL (Associação dos Pastores Evangélicos de Chapadão do Sul), abençoaram a Casa de Leis, seus colaboradores e, especialmente, os vereadores e a nova Mesa Diretora, sob o comando do vereador Tucano (União Brasil).

Prefeito João Carlos Krug

O prefeito municipal João Carlos Krug, que fez parte da mesa, em seu discurso, como de praxe, parabenizou os vereadores, em especial ao novo presidente, vereador Tucano, e falou da inauguração, ainda para este mês, de uma nova creche e também de uma escola com mais 17 salas de aula.

“Isso mostra o quanto Chapadão do Sul está se desenvolvendo e a gente se sente feliz com o apoio do Legislativo e de toda a população. Estamos conseguindo atender essa população com uma escola que estamos construindo em tempo recorde, mas já temos que pensar numa próxima para o ano que vem”, disse João Carlos se referindo ao desenvolvimento acelerado do município.

Ainda em sua fala, o prefeito adiantou o resultado prévio do Censo 2023, que apresenta uma população em torno de 31 mil habitantes, números que podem aumentar até a finalização da pesquisa. “Há 12 anos nós tínhamos 19 mil habitantes e a gente vê um crescimento bastante grande e isso dependerá muito do trabalho da Câmara Municipal para o atendimento a essa população”, finalizou Krug.

Dr. Ernany – Defensoria Pública

Dr. Ernany Andrade Machado, da Defensoria Pública, também fez uso da tribuna e, em seu discurso, desejou um ano tão produtivo quanto tantos outros na política sul-chapadense. Enfatizou o crescimento populacional do município e seus efeitos. “Isso traz consequências, que é o desenvolvimento que passa, especialmente, por essa Casa de Leis e também pelo Executivo, e esses dois Poderes Municipais precisam andar em harmonia para que todo esse processo de desenvolvimento flua de maneira mais produtiva para que todos os anseios da população sejam atendidos, seja na saúde, educação, esporte, porque às vezes a gente só pensa no crescimento e se esquece da responsabilidade social”, disse Dr. Ernani, que finalizou agradecendo pelo convite e desejou boa sorte ao prefeito, vereadores e população.

Dr. Salvador – Presidente OAB Chapadão do Sul

Também fez uso da palavra o presidente da 27ª Subseção da OAB Chapadão do Sul, Salvador Divino de Araújo, que agradeceu o convite recebido e desejou um ano profícuo, de trabalho e prosperidade. “Tenho certeza que essa Casa de Leis, assim como o Executivo Municipal, trabalhá com afinco para atender às reivindicações da população. Estamos em franco desenvolvimento e isso demanda muito trabalho dos Poderes constituídos. Porque tudo evolui, inclusive os problemas sociais, e isso exige muito trabalho de todos nós”, frisou Dr. Salvador, que finalizou colocando-se à disposição da Administração Municipal.

Vereador Tucano – Presidente da Cãmara de Chapadão do Sul

Talvez o pronunciamento mais aguardado da noite, o do novo presidente da Câmara, o vereador Tucano, visivelmente emocionado, após os cumprimentos e agradecimentos de praxe, fez um breve relato da história em Chapadão do Sul.

Pioneiro que é, Airton Antônio Schwantes, o Tucano, chegou a Chapadão do Sul no ano de 1986, e como ele mesmo disse, sempre esteve envolvido com a política.

Durante o longo processo de emancipação, Tucano foi peça atuante na Comissão que transformou o antigo distrito de São Pedro do Apaporé, pertencente ainda a Cassilândia, em um dos mais progressistas municípios do Brasil, o Chapadão do Sul.

Tucano falou do seu grande sonho: o de ser vereador por esse município, luta que começou em 2004, quando pela primeira vez colocou seu nome à disposição da população. Naquele ano Tucano não se elegeu por apenas 16 votos. ”Em 2008 coloquei meu nome à disposição novamente. Não consegui chegar, mas, para mim sempre foi vitória, porque para a pessoa colocar o nome na urna tem que ter coragem, de perder ou de ganhar. Eu acho que fui vitorioso”, disse Tucano.

Em 2020, influenciado por familiares e amigos, novamente Tucano se candidata a vereador, em busca do seu sonho enfim realizado. “Eu não cheguei aqui sozinho. Cheguei com um grupo de amigos, de parentes, família. Assumi a presidência da Casa de Leis, um dos três órgãos maiores do município, e tenho certeza que vou fazer, ao lado dos meus colegas vereadores, um trabalho transparente e por isso eu digo, a gente tem que ter equipe, companheiros e amigos”, disse.

“Sempre sonhei em ser vereador de Chapadão do Sul e em 2020 eu fui contemplado com 659 votos. Esses votos são de todos os sul-chapadenses, e quero representá-los nesta Casa de Leis e peço a compreensão de todos meus colegas vereadores para que façamos um trabalho em conjunto, em prol da nossa sociedade. Vamos ter divergências de ideias, mas não podemos perder o foco, que é o povo sul-chapadense”, disse o presidente, que finalizou colocando-se à disposição da população.

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima