Agronegócio

Termina na próxima semana o “vazio sanitário” em Mato Grosso do Sul

O período do vazio sanitário em Mato Grosso do Sul encerra na próxima quinta-feira, 15 de setembro. Por 90 dias, os produtores não puderam cultivar a soja para evitar a ferrugem asiática, uma das principais doenças que atingem a oleaginosa.

É o período em que os produtores devem eliminar todas as plantas voluntárias, conhecidas como guaxas ou tigueras, nas propriedades, por meio de processos mecânicos ou químicos.

Cadastro – O cadastramento das áreas onde será cultivada a soja é obrigatório e os dados, mantidos no banco de informações da Iagro, (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) servem de base para identificar o total de área plantada, prevenir os agricultores vizinhos quando houver foco da ferrugem por meio de alerta sanitário, além de facilitar as atividades da equipe.

O descumprimento das normas do vazio, de acordo com a Lei, pode implicar em autuação da Iagro e multa de até mil UFRMS (Unidade Fiscal Estadual de Referência de MS). A unidade teve seu valor estabelecido para o mês de junho em R$ R$ 23,63.

CGNews

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima