DestaqueGeraisPolíciaSaúde

Workshop da Cruz Vermelha termina com simulação de desastre em Chapadão do Sul

Em uma parceria entre a Cruz Vermelha, Corpo de Bombeiros, Way 306, Polícias Civil e Militar, foi realizado em Chapadão do Sul (MS), na noite desta quinta-feira (26), uma simulação de desastre com múltiplas vítimas.

A encenação mostrou um acidente entre um caminhão e um ônibus, com o envolvimento de cerca de 30 vítimas. A caracterização dos feridos, a interpretação dos atores, bem como o trabalho das equipes envolvidas no socorro às vítimas, trouxe a situação para muito próximo da realidade.

Para Gabriel Schultz Silva, Coordenador da Cruz Vermelha e o responsável pelo evento, o atendimento a acidentes com múltiplas vítimas é um desafio aos serviços de saúde e redes de emergência, que se deparam com frequência diante dessas situações. Diariamente, no Brasil, acontecem acidentes dos mais variados tipos, com número de vítimas superior a cinco.

“Diante dessas situações ocorre uma incapacidade dos serviços de lidarem com o problema, havendo, desta forma, a necessidade de preparar e treinar os socorristas para atender esses acidentes, principalmente utilizando integração de equipes e tempo de resposta”, disse Gabriel.

Na simulação desta quinta-feira foi utilizado o método internacional START, um processo de triagem para rápida classificação em incidentes com múltiplas vítimas (IMV), inclusive com a utilização de recursos incompatíveis para o atendimento e transporte das vítimas. “Se os recursos (humano, infraestrutura, materiais e transporte) disponíveis são escassos, há a necessidade de realizar uma triagem a fim de classificar e categorizar as vítimas de acordo com a gravidade, utilizando a lógica: maior chance de sobrevivência”, salientou Gabriel.

Também colaboraram na realização deste simulado, as secretarias municipais de Saúde, Educação e Administração, Hospital Municipal, Usina IACO, SLC Agrícola, Mariani Mat. Elétricos, Pax, Brasil, Pax Líder, Fachasul, Ceprosul e imprensa local.

O local utilizado foi a Avenida Quatro Leste, no condomínio Royal Park.

Equipe Way 306
Equipe Way e Cruz Vermelha
Atores (vítimas)
Todos os participantes da simulação

Gabriel Schultz, Coordenador da Cruz Vermelha falou ao Diário Chapadense. Assista ao Vídeo.

Sgt. Ramires falou ao Diário Chapadense. Assista.

 

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima